Actualizações nas acreditações da ICF a partir de 1 de Abril de 2014

A organização de coaches mais prestigiada do mundo, a International Coach Federation (ICF), publicou uma informação sobre actualizações no processo de obtenção de acreditações individuais.

Em comunicado, a ICF assegura que a partir do próximo dia 1 de Abril os coaches que queira obter uma das três acreditações que outorga (ACC, PCC ou MCC) deverão realizar uma avaliação por escrito designada por ICF Coach Knowledge Assessment.

Esta avaliação, segundo a ICF, deve ser realizada por todas as pessoas que solicitem uma acreditação a partir do dia 1 de Abril, incluindo os coaches formados em programas ACTP, como o da EEC, além dos que se candidatem via portfolio. Permanecem isentas as renovações.

A ICF clarifica que “devem realizar o exame todas as pessoas que solicitem uma acreditação, ACC, PCC ou MCC, pela primeira vez. O exame apenas se realiza uma vez, ou seja, uma vez aprovado no exame não se voltará a solicitar a sua realização nos níveis de certificação seguintes”.

“Estas mudanças pretendem servir como medida que assegure a qualidade e garanta a equidade, rigor, integridade e consistência do programa acreditado pela ICF”, explica George Rogers, adjunto do director executivo do Programa de Certificações na ICF.

O exame, segundo informa a ICF, é uma prova online que pode realizar-e desde qualquer computador ligado à internet e está, neste momento, disponível em Inglês, Espanhol, Francês e Alemão. A ICF informa que traduções para outras línguas estão a ser preparadas, com data prevista de lançamento para Abril de 2014. Consistirá num teste de 155 perguntas que podem ser respondidas num máximo de 3 horas.

A ICF considerará aprovados aqueles que obtiverem mais de 70% das respostas correctas. Em caso contrário, pode-se realizar novo exame após pagamento de uma taxa de 75 dólares americanos. As acreditações outorgadas pela ICF comprovam o coach como profissional qualificado e são um reconhecimento internacional do seu tempo de prática, quantidade de formação e demonstração da qualidade das suas competências.

Os restantes requisitos permanecem vigentes, no que diz respeito a horas de formação, de mentor-coach, prova escrita (incluídos nos programas ACTP como o que oferece a EEC) e horas de experiência prática. A tudo isto acrescenta o novo exame.

Toda a informação está disponível na página da ICF.