International Coaching Week 2015

Este ano, em Outubro, a EEC celebra o seu oitavo aniversário!  

Tem sido um percurso interessante, desafiante, enriquecedor e, esperamos, valioso para quem connosco decidiu entrar em percursos de aprendizagem. A EEC surgiu em Portugal com um propósito simples e claro: ser a “escola” de referência no que diz respeito à formação de coaches e na aplicação do coaching nas organizações. Cerca de 300 alunas e alunos passaram pela EEC, sendo que 120 concluíram o programa com sucesso. Mas mais do que a quantidade, tem sido a qualidade das pessoas que nos têm procurado que mais nos surpreende. Tem sido através do feedback que recebemos que temos crescido, evoluído e avançado na nossa prática. São as relações que temos estabelecido e que mantemos que nos têm permitido avaliar o grau de concretização do nosso objectivo. 

A satisfação que sentimos por ajudarmos a aprender, a vislumbrar novas perspectivas e caminhos de acção, apenas se equipara à vontade intensa e constante de crescer e evoluir, tanto no conhecimento e sabedoria que vamos produzindo, como na sua aplicação prática. É, sobretudo, neste sentido que queremos crescer!

No trabalho que fazemos com as organizações temos aprendido muito. Temos a sorte de ser desafiados para projectos que nos levam a tomar contacto com os nossos limites, obrigando-nos a ultrapassá-los e a definir novas fronteiras. Ajudamos as pessoas e as suas organizações em fases de transição; ajudamos a criar e a mudar culturas, formas de conversar e estilos de relação; ajudamos a pensar de forma diferente e nova sobre velhos assuntos e conceitos, ajudamos a que a dimensão humana nas organizações seja mais valorizada e que contribua para melhores resultados… Neste campo, muito temos ainda por fazer, por transmitir, por aprender. 

Nestes quase oito anos a nossa perspectiva sobre o coaching e as suas aplicações mudaram. De forma contínua, aprendemos a reconhecer as suas limitações, afinámos as formas e expressões da sua aplicação e estamos mais conscientes de onde e como podemos, realmente, fazer a diferença e acrescentar valor. Apesar destas mudanças, há uma linha que se mantém. Para nós, coaching não é apenas uma prática, uma metodologia ou uma ferramenta. É uma forma de ser e de estar que, à falta de melhor palavra, adopta este nome. Acreditamos que é por aqui que nos distinguimos.

Hoje a EEC é muito mais do que uma escola de coaching. É uma “escola” na acepção original da palavra: um local dedicado ao ócio, à cultivação, à aprendizagem. Não temos a pretensão de ensinar mas sim de ajudar a aprender.
Por esta razão, aderindo ao espírito da 
International Coaching Week, de 18 a 22 de Maio, a EEC lança um conjunto de iniciativas. Venha conhecer as nossas ideiaspráticas e formas de ser

 

Aproveite! Desafie-nos a desafiar!
 

- João Sevilhano
Director Pedagógico