O Exercício Efectivo da Liderança

O Exercício Efectivo da Liderança

O tema da Liderança tem tanto de apaixonante como de relevante.
Uma liderança efectiva faz a diferença. Nos resultados, no bem estar e entusiasmo das pessoas.
 
Já Camões dizia, OS LÍDERES FRACOS FAZEM FRACA A FORTE GENTE.
 
Como sabemos, a Liderança não é um tema matemático, determinístico. Não há uma única definição de liderança. A Liderança é situacional e contingencial.
 
Como tal, a nossa aproximação para abordar e aprofundar o conceito, é variada. Preferimos olha-lo com várias lentes e que cada um aproveite da mirada que lhe interessa mais.
 
Por isso, escolhemos quatro tópicos, quatro lentes para abordar este tema tão vasto.

...

International Coaching Week 2015

Este ano, em Outubro, a EEC celebra o seu oitavo aniversário!  

Tem sido um percurso interessante, desafiante, enriquecedor e, esperamos, valioso para quem connosco decidiu entrar em percursos de aprendizagem. A EEC surgiu em Portugal com um propósito simples e claro: ser a “escola” de referência no que diz respeito à formação de coaches e na aplicação do coaching nas organizações. Cerca de 300 alunas e alunos passaram pela EEC, sendo que 120 concluíram o programa com sucesso. Mas mais do que a quantidade, tem sido a qualidade das pessoas que nos têm procurado que mais nos surpreende. Tem sido através do feedback que recebemos que temos crescido, evoluído e avançado na nossa prática. São as relações que temos estabelecido e que mantemos que nos têm permitido avaliar o grau de concretização do nosso objectivo. 

De que vale uma manifestação inconsequente?

De que vale uma manifestação inconsequente?

No dia 20 de Novembro a EEC mani-FESTou-se na companhia de clientes, colegas, alunos, parceiros, amigos. Antes de mais, agradecemos a presença e a participação de todos que connosco se manifestaram. E que felizes ficámos pelas manifestações espontâneas que complementaram a nossa!

A intenção que nos levou a redigir e partilhar este manifesto tem mais alcance do que a sua manifestação em si. Acreditamos que qualquer declaração ideológica deve ser consequente...

Mistura Explosiva e Coaches Perigosos

Mistura Explosiva e Coaches Perigosos

Em Portugal assistimos ao triste espetáculo de algumas consultoras internacionais, pagas a peso de ouro, se instalarem numa série de empresas, muitas delas concorrentes entre si (!), com implantes permanentes, a fazer permanentes análises e a “tomar decisões” porque os gestores que os contrataram, de incompetentes, ficaram dependentes e aprisionados destes smart consultants, para tudo. Desde tarefas mais nobres de análise estratégica, a fazer apresentações powerpoint e a escrever simples cartas e e-mails, os quais deveriam ter o cunho, o sentire a paixão dos gestores, que por incompetência ou pura “calanzise” delegaram nestes “sopeiros de luxo” essas tarefas indelegáveis.

Entre Arte e Ciência

Entre Arte e Ciência

Perseguir a sabedoria é, para nós, o mesmo que procurar a integração entre conhecimento e a experiência, é a incorporação do aprendido, é a complementaridade entre Ciência e Arte, é a aceitação do ócio como algo positivo e útil e não necessariamente como sendo o oposto de negócio (a negação do ócio) promovendo assim o bem-estar e prazer, também no contexto profissional.

No coaching e na vida, o difícil é não dar conselhos e soluções

No coaching e na vida, o difícil é não dar conselhos e soluções

O nosso colega Alfredo García-Castrillón, Director Académico da EEC Madrid, oferece-nos a sua clarividência, humildade e autenticidade num artigo em que explora uma dos factores distintivos do coaching e da EEC: não dar conselhos nem soluções.

A arte e ciência do coaching estão na forma como as intervenções do coach ajudam a criar um contexto propício para que o coachee (cliente) possa descobrir e desenvolver os percursos em direcção aos seus objectivos e à superação dos seus desafios.

...